sexta-feira, 6 de novembro de 2009

GAITA DE FOLE - BANDA DE MÚSICA DO CMNE

GAITA DE FOLE AGORA NA BANDA DE MÚSICA DO CMNE



Sgt Galvão da Escola de Aprendizes - Marinheiros
de Pernambuco, instrui os novos sargentos gaiteiros
da banda de música do CMNE.




Sgt Jones, Sgt Galvão e o Sgt Almir








GAITA DE FOLE E TAMBORES-Brasilia-BGP








Gaita de Fole - Cabo Frio



gaita-de-fole
(também gaita de foles, cornamusa, museta, musette ou simplesmente gaita) é um instrumento da família dos aerofones, composto de pelo menos um tubo melódico (chamado ponteiro ou cantadeira, pelo qual se digita a música) e dum insuflador mediado por uma válvula (chamado soprete ou assoprador), ambos ligados a um reservatório de ar (chamado fole ou bolsa); na maioria dos casos, há pelo menos mais um tubo melódico, pelo qual se emite uma nota pedal constante em harmonia com o tubo melódico (chamado bordão ou ronco). É um instrumento modal, na maioria das vezes jônio (modo de dó), apesar de haver modelos em modos mixolídio (modo de sol) e eólio (modo de lá), para além de possíveis outros.

A cantadeira possui a peculiar configuração de ser construída baseada numa nota (chamada tonal, geralmente soada com todos os furos fechados), e afinada noutra (chamada sensível, geralmente a primeira nota aberta), a qual rege a afinação da nota pedal soada pelo bordão (geralmente uma oitava abaixo da nota sensível da cantadeira). As possíveis afinações variam de gaita para gaita, geralmente em dó, ré, sol, lá, si ou si bemol.

Outra peculiaridade das gaitas-de-fole é integrarem o restrito grupo de instrumentos de ar que tocam contínua e mecanicamente, sem necessidade de pausa para o músico respirar.