Concerto da
Banda de Música do Comando Militar do Nordeste em comemoração a Semana do
Soldado, quando cultuamos a excelsa figura de Luiz Alves de Lima e Silva, o
Duque de Caxias, que por seus exemplos de soldado e cidadão, tornou-se o
Patrono do Exército Brasileiro.
RESENHA - FOLHA DE PERNAMBUCO Por Ivson Menezes
Banda de Música do CMNE se apresentou na terça-feira (21), no Teatro Santa Isabel.
O Teatro Santa Isabel, localizado no bairro de Santo Antônio, na área central da Capital pernambucana, ficou pequeno para a quantidade de pessoas que lotaram o espaço cultural. A noite da última terça-feira foi
dedicada em comemoração ao Dia do Soldado, celebrado todos os anos oficialmente no dia 25 de agosto. Familiares e amigos de militares do Exército, além dos próprios militares de diferentes patentes, estiveram reunidos para conferir a apresentação da banda de Música do Comando Militar do Nordeste ( CMNE). Representantes de outras corporações como a Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também prestigiaram o evento.
O espetáculo de ontem faz parte de uma programação especial inteiramente dedicada ao Dia do Soldado. De acordo com o chefe do Setor de Comunicação, tenente-coronel Keunny Ranieri, antecipando o dia oficial acontecerá amanha uma missa, às 10h, na igreja Conceição dos Militares, situada na rua Nova, também no bairro de Santo Antônio. Já na próxima sexta-feira ocorrerá uma solenidade, às 10h na sede do CMNE, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. Nesta cerimônia comparecerão autoridades civis e militares, como também a 3º sargento e atleta da modalidade esportiva pentatlo, Yane Marques, medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres deste ano.
A banda do Comando Militar do Nordeste é formada por 77 músicos e foi criada em 1944. Atualmente, os componentes do grupo musical possuem sede no 14º Batalhão de Infantaria Motorizado e é regido pelo maestro e 2º tenente Almir Pereira do Vale. Ontem, o público pôde conferir uma apresentação composta por uma seleção de 14 composições, entre elas, o Hino de Pernambuco, Sinfonia Batalha do Tuiuti e canções do repertório da música popular brasileira como "carinhoso" e " Canta Brasil". A banda também homenageou o centenário do músico Luiz Gonzaga com a participação do maestro Spok e Beto Ortiz, em uma performance com o sax e o arcodeom, respectivamente.
"Tivemos uma noite magnifica com a apresentação de um repertório musical excelente e significativo. A tropa é um reflexo do chefe e aqui tivemos esta comprovação", pontuou o comandante militar do Nordeste, general Odilson Benzi.".
Ivson Menezes - FOLHA DE PERNAMBUCO
CONCERTO DA BANDA DE MÚSICA DO COMANDO MILITAR DO NORDESTE
TEATRO SANTA ISABEL
O monumento representa o primeiro e mais expressivo exemplar da arquitetura neoclássica em Pernambuco e foi idealizado por Francisco do Rego Barros, o Barão da Boa Vista, que foi presidente da Província de 1837 a 1844. O projeto foi elaborado e dirigido pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier. Foi construído pelo trabalho não-escravo, uma inovação na época, e com recursos financeiros provenientes de loterias, da companhia de acionistas e do tesouro provincial.
BASTIDORES...
Spok ao lado do 2º Tenente Almir - Regente da Banda de Música do CMNE
Sgt Marques - Sgt Venceslau
Cb Lima Menezes - Cb Labanca
CMNE - 25 DE AGOSTO DIA DO SOLDADO
COMANDO MILITAR DO NORDESTE - CMNE
2º Tenente Almir - Regente da Banda de Música, 3º Sargento Yane e Subtenente Aniceto
O Desfile