quarta-feira, 8 de abril de 2009

BANDA DE MÚSICA DO CMNE ENSAIA NO TEATRO SANTA ISABEL


TEATRO SANTA ISABEL. FUNDADO EM 1850.
Foi projetado em estilo neoclássico.



A Banda de Música participa de ensaio no Teatro Santa Isabel em conjunto com o Balé Popular do Recife, o treinamento tem por finalidade as comemorações da Semana do Exército. A apresentação será no dia 14 de abril do corrente ano às 19:00 h

Foto: Sgt Jones

Teatro Santa Isabel - No dia do ensaio.

Foto: Sgt Jones

Ensaio.

Foto: Sgt Geovane

Bancada das palhetas

Foto: Sgt Geovane



Foto: Sgt Jones

ST Messias

Foto: Sgt Geovane


Foto: Sgt Jones

Regente Ten Menezes.

Foto: Sgt Jones

Balé Popular do Recife.

O Balé Popular do Recife têm como objetivo e finálidade primórdial, a preservação, divulgação, documentação e recriação dos autos e folguedos populares do nordeste e em partícular do Estado de Pernambuco. No decorrer desses vinte e cinco anos de vida, o balé conseguiu catalogar mais de 500 passos de dança, além de criar novos passos.



SOLICITAÇÃO DE FOTOGRAFIAS:


Sgt Joanzélio e o Sgt Marcos


Sgt Geovane e o Sgt Santana.


SAIBA MAIS SOBRE O TEATRO SANTA ISABEL

Fonte: http://www2.uol.com.br/JC/santaisabel/reformas.htm



História

Projeto

A idéia de construir um teatro público no Recife foi do então presidente da província de Pernambuco, Francisco do Rego Barros, barão, visconde e depois conde da Boa Vista.

A Província não dispunha, na época, de profissionais qualificados, como engenheiros e arquitetos, nem sequer pedreiros ou carpinteiros especializados.

Para viabilizar o seu projeto de Governo, Rego Barros promoveu a vinda de inúmeros profissionais europeus, engenheiros, matemáticos, técnicos e operários, entre eles, Louis Léger Vauthier, o engenheiro responsável pela execução do projeto do novo teatro, que chegou ao Recife, em setembro de 1840.

O primeiro projeto elaborado por Vauthier, cujo orçamento era de 400 contos, foi rejeitado devido ao seu alto custo. O projeto definitivo, estimado em 240 contos, foi aprovado em fevereiro de 1841, sendo as obras iniciadas no mês de abril. O local escolhido foi o então chamado Campo do Erário, onde só havia areia. Atualmente é a Praça da República.





Construção

Teatro de Santa Isabel, tendo em frente a Praça da República.

Durante todo o período de construção era chamado de Teatro de Pernambuco. Só pouco antes da sua inauguração, em 18 de maio de 1850 o seu nome foi mudado para Teatro de Santa Isabel, em homenagem à Princesa Isabel, filha do Imperador Pedro II. A sugestão para a homenagem partiu do então governador da Província de Pernambuco, Honório Hermeto Carneiro Leão, o Marquês do Paraná. A peça apresentada no dia da inauguração foi O Pajem de Aljubarrota, do escritor português Mendes Leal.

O Teatro de Santa Isabel era a grande casa de espetáculos da cidade, lugar de divertimento, convivência social e também de exercício da cidadania. Segundo Joaquim Nabuco, foi no Santa Isabel que se ganhou a causa da Abolição, referindo-se a seus discursos e eventos lá realizados.

No século XIX, as companhias que se apresentavam no Teatro de Santa Isabel eram, na sua maioria, administradas por empresários, que firmavam contratos por longas temporadas. O teatro também recebia companhias líricas estrangeiras, entre as quais, a Companhia Lyrica Italiana G. Marinangelli, que apresentou a ópera La Traviata, em 1858.

Em 1859, o teatro recebeu seu mais ilustre convidado, o Imperador Pedro II, que, visitando as províncias do Norte, passou seu aniversário no Recife e foi ali homenageado com um espetáculo de gala.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_Santa_Isabel

http://nandoagra.sites.uol.com.br/objetivo.htm

PARA CONTATO

Sgt Jones Pinheiro Costa do Santos

jonespinheiro@hotmail.com