segunda-feira, 27 de julho de 2009


Banda Sinfônica inicia homenagens a
Villa-Lobos pelos 50 anos de sua morte
O trombonista Raul de Barros é outro homenageado no concerto desta quarta-feira (29/07), que dá continuidade à divulgação das vencedoras do Concurso de Música Carnavalesca, com participação especial da cantora Edilza Ayres

Considerada a obra responsável pela popularidade mundial de Heitor Villa-Lobos, a Ária das Bachianas Brasileiras nº 5 é uma das músicas que compõem o repertório do IV Concerto Oficial – Temporada 2009 da Banda Sinfônica da Cidade do Recife, às 20h desta quarta-feira 29 de julho, no Teatro do Parque, com acesso gratuito ao público.

A inclusão da obra no repertório é uma homenagem a Villa-Lobos, falecido no Rio de Janeiro em novembro de 1959. No concerto oficial de agosto, a Banda Sinfônica continuará o ciclo de homenagens ao artista, considerado um revolucionário da criação musical no Brasil e um dos maiores compositores das Américas no século XX.

Com regência do maestro Nenéu Liberalquino, o concerto também homenageia o trombonista Raul de Souza, que faleceu mês passado, executando uma de suas mais famosas composições: Na Glória, parceria com Ary dos Santos. A música terá solo de trombone de Nilsinho Amarante, integrante da Banda Sinfônica e líder do grupo A Trombonada.

O concerto dá continuidade à divulgação das vencedoras da mais recente edição do Concurso de Música Carnavalesca Pernambucana, organizado pela Prefeitura do Recife. Será apresentada, com participação especial da cantora Edilza Ayres, a composição campeã na categoria maracatu: Onde Mora o Mar, de Roberto Cruz e Dulce Carvalho.

Outras obras do repertório são: Abertura da Ópera as Bodas de Fígaro (Wolfgang Amadeus Mozart); Folhas Secas (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito); Guerra nas Estrelas – Episódio III (John Williams); e o medley Big Band Tribute, composto pelas seguintes músicas: Let’s Dance (Gregory Stone – Joseph Bonine); A String of Pearls (Jerry Gray); Satin Doll (Duke Ellington); Blue Flame (James Noble – Joe Bishop); e April in Paris (Vernon Duke).


Aberto ao público
Mais informações: Nenéu Liberalquino
(9977.7814/ 3232.1554 – sede da Banda Sinfônica)